Logo-oficial-ene-consultores-usgbc

CONSULTORIA PARA

Edifícios de alto desempenho

Com foco em sustentabilidade, eficiência energética e na experiência do usuário, em todas as fases do empreendimento

Nossos Serviços

Certificação LEED
Consultoria em projeto sustentável, eficiência energética, acompanhamento de obra e comissionamento dos sistemas prediais com foco na certificação LEED. Esta certificação é possível para todos os tipos de edifícios, incluindo Novas Construções, Interiores, Operação e Manutenção.
Certificação LEED ZERO
LEED Zero Carbon  reconhece as emissões líquidas zero de carbono do consumo de energia por meio de emissões de carbono evitadas ou compensadas durante um período de 12 meses. Certificações: LEED Zero Carbon, LEED Zero Energy, LEED Zero Water e LEED Zero Waste.
Certificação WELL
Liderada pelo IWBI (International Well Building Institute), é considerada a primeira certificação do mundo com foco exclusivamente na saúde e bem-estar humano. É uma norma unificada, projetada para crescer e adaptar-se a diferentes tipos de projetos e localizações.
Certificação Fitwel
O Fitwel Building Standard é um sistema de certificação comprometido com o bem-estar e saúde nas edificações para todos. Foi criado através da análise de mais de 3.000 pesquisas científicas durante 5 anos, que constituem o embasamento teórico de todas as estratégias propostas.
Certificação EDGE
Esta certificação engloba estratégias que visam reduzir pelo menos 20% do consumo de energia, água e energia incorporada nos materiais durante o processo de fabricação, proporcionando uma maior qualidade e desempenho com redução dos custos operacionais da edificação.
NBR 15.575
Consultoria técnica para o atendimento completo à Norma de Desempenho: NBR 15.575. Também são realizadas as análises de projeto e simulação computacional para a comprovação do atendimento aos requisitos específicos de desempenho térmico, lumínico e acústico.
Eficiência Energética
Análises integradas de desempenho térmico e energético assistidas por simulação são fundamentais para o correto dimensionamento dos sistemas de iluminação e climatização, aliados à arquitetura bioclimática e recursos tecnológicos inovadores para se alcançar a autossuficiência em energia.
Iluminação Artificial
De acordo com as necessidades de projeto e os requisitos de iluminância da ABNT NBR ISO/CIE 8995, são realizadas simulações computacionais no software DIALux evo 9. Nossa consultoria atua avaliando soluções que envolvem luminárias, lâmpadas e distribuição da iluminação artificial.
Conforto Lumínico
O método DGP (Daylight Glare Probability) avalia o ofuscamento a partir das reflexões, não apenas da insolação direta, mas é específico para um eixo de visualização e não para o ambiente em sua forma mais ampla. São necessárias análises pra diversos pontos problemáticos.
Conforto Térmico
As avaliações são realizadas utilizando os parâmetros definidos na ASHRAE STANDARD 55-2010 - Thermal Environmental Conditions for Human Occupancy, uma norma americana que especifica as condições ambientais térmicas aceitáveis em espaços internos. São apresentados três métodos diferentes.
Conforto Acústico
O desenvolvimento da consultoria envolve a análise das particularidades do projeto e a apresentação das estratégias de tratamento acústico a serem implementadas, como aplicação de isolamento em forros, paredes e a utilização de esquadrias com melhor desempenho acústico.
Simulação Computacional
Atendendo à forte tendência de transformar as edificações em unidades autossuficientes em energia, por meio de softwares especializados, realizamos análises integradas de desempenho térmico, energético, ventilação natural, acústica, iluminação natural e artificial.
BIM 6D
A partir de análises paramétricas é possível avaliar impacto que modificações de projeto causam no desempenho energético da edificação, desde a fase inicial de projeto até a execução e posterior ocupação. As avaliações são focadas em análises de performance.
PBE Edifica (PROCEL)
As edificações podem ser certificadas de modo global, com a eficiência da envoltória, da iluminação e do sistema de condicionamento de ar, ou separadamente, com etiquetas parciais para cada sistema. A eficiência energética pode ser obtida por meio do método prescritivo.
O&M
Operação e Manutenção Predial: Esta é uma ferramenta cada vez mais utilizada por organizações que desejam tornar suas operações mais eficientes e econômicas, através de um processo interno de revisão das rotinas operacionais, medição dos níveis de desempenho e redefinição de metas.
Construção Sustentável
Através da aplicação de metodologias para a certificação de empreendimentos sustentáveis, normas de referência nacionais e internacionais e estudos de integração entre tecnologia e elementos naturais, desenvolvemos estudos para empreendimentos sustentáveis e de alto desempenho.
Uso Racional de Água
Consultoria para o uso racional de água em edificações, com a aplicação do Programa de Conservação de Águas (PCA), elaboração de balanço hídrico e diretrizes para redução do consumo captação/gestão de águas pluviais, retenção, infiltração e tratamento.
Gerenciamento de Resíduos
Gerenciar os resíduos e controlar seus indicadores visando minimizar a geração e proporcionar adequada coleta, seleção, armazenamento, transporte e destinação final é de responsabilidade do seu gerador, conforme Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/2010).

Atuação no mercado da construção civil

Com o mundo em constante evolução, é preciso aprimorar nossa atuação no mercado da construção civil. A tecnologia avança e é necessário oferecer mais aos nossos clientes e aos usuários finais das construções em que atuamos.