Logo-oficial-ene-consultores-usgbc

PEDRA BRANCA | ATRIUM OFFICES

Portfolio: Ene Consultores

Imagens: Cidade Pedra Branca, Domo Arquitetura e Incorporação

Informações sobre o Projeto

O projeto contava com o desenho de um fechamento em vidro totalmente voltado para oeste. A ENE Consultores conduziu uma série de estudos por meio de várias ferramentas, incluindo EnergyPlus, simulações CFD (Fluidodinâmica Computacional), e maquete física. Foram identificadas as condições críticas de ventilação do átrio de vidro e trocas de ar por convecção natural, contribuindo para o dimensionamento das aberturas e dispositivos redutores de vento.

Em paralelo, o estudo por simulação no EnergyPlus e Ecotect auxiliou na especificação do tipo de vidro adotado na estrutura com 8 andares.

Detalhes do Projeto

1
Nível de Certificação:

LEED BD+C - Core & Shell v2009 Gold

2
Pontuação:

62 Pontos

3
Localização:
Palhoça – SC, Brasil
4
Tipologia:

Corporativo

5
Área:

10.836 m²

6
Data de Certificação:

07/08/2017

7
Proprietário:

Pedra Branca S.A.

8
Arquitetura:

Studio Domo

Serviços Prestados

Certificação LEED
Consultoria em projeto sustentável, eficiência energética, acompanhamento de obra e comissionamento dos sistemas prediais com foco na certificação LEED. Esta certificação é possível para todos os tipos de edifícios, incluindo Novas Construções, Interiores, Operação e Manutenção.
Eficiência Energética
Análises integradas de desempenho térmico e energético assistidas por simulação são fundamentais para o correto dimensionamento dos sistemas de iluminação e climatização, aliados à arquitetura bioclimática e recursos tecnológicos inovadores para se alcançar a autossuficiência em energia.
Conforto Lumínico
O método DGP (Daylight Glare Probability) avalia o ofuscamento a partir das reflexões, não apenas da insolação direta, mas é específico para um eixo de visualização e não para o ambiente em sua forma mais ampla. São necessárias análises pra diversos pontos problemáticos.
Conforto Térmico
As avaliações são realizadas utilizando os parâmetros definidos na ASHRAE STANDARD 55-2010 - Thermal Environmental Conditions for Human Occupancy, uma norma americana que especifica as condições ambientais térmicas aceitáveis em espaços internos. São apresentados três métodos diferentes.

Pontuação: 62 de 110

Prioridade Regional
4 de 4
Terrenos Sustentáveis
22 de 28
Inovação
4 de 6
Energia e Atmosfera
18 de 37
Qualidade do Ar Interno
5 de 12
Eficiência Hídrica
4 de 10
Materiais e Recusos
5 de 13

Veja mais projetos