A certificação EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies), oferecida pelo International Finance Corporation (IFC), entidade ligada ao Banco Mundial, é uma ferramenta voltada para medir os índices de sustentabilidade de projetos que buscam obter certificação com reconhecimento de terceira parte e baixos custos de implementação.
Esta certificação engloba estratégias que visam reduzir pelo menos 20% do consumo de energia, água e energia incorporada nos materiais durante o processo de fabricação, proporcionando uma maior qualidade e desempenho com redução dos custos operacionais da edificação.
A avaliação é feita por meio do software EDGE, que usa dados climáticos locais para obter resultados específicos para cada localidade, auxiliando também na tomada de decisão dos projetistas em relação às melhores estratégias para cada projeto.
Podem ser avaliadas as edificações residenciais e comerciais, incluindo casas, apartamentos, hotéis, resorts, edifícios corporativos de escritório, hospitais e lojas de varejo. Existem três possibilidades de certificação EDGE, a depender do percentual de economia de consumo energético, das características e dos objetivos do projeto:
Level 01
Level 02
Level 03