A certificação WELL, liderada pelo IWBI (International Well Building Institute), é considerada a primeira do mundo com foco exclusivamente na saúde e bem-estar humano. É uma norma unificada, projetada para crescer e adaptar-se em diversos tipos de projetos e localizações, em resposta à constante evolução da saúde pública.
Os edifícios são onde passamos a maior parte das nossas vidas, seja no formato de moradia, trabalho, aprendizado ou relaxamento e seu impacto atua de forma direta na nossa saúde, bem-estar e produtividade. Podem ser avaliados qualquer tipo de edificações e os principais benefícios destacados são o aumento da produtividade e nível de satisfação em edifícios comerciais e o impacto positivo na saúde dos moradores nas edificações residenciais. Para os investidores, a certificação é um atrativo para clientes e investidores, promove a saúde de 100% dos ocupantes do edifício e aumenta o valor do empreendimento.
O escopo de trabalho se inicia com a etapa de avaliação e segue com a implementação, verificação e monitoramento das estratégias implementadas.
Existem três níveis de certificação WELL e quatro níveis de certificação WELL Core, a depender da pontuação alcançada:
WELL SILVER
50 Pontos
WELL GOLD
60 Pontos
WELL PLATINUM
80 Pontos
WELL Certified Core Bronze
40 - 49 pts
WELL Certified Core Silver
50 - 59 pts
WELL Certified Core Gold
60 - 79 pts
WELL Certified Core Platinum
80 - 100 pts
Criada no ano de 2020, a Certificação WELL Health-Safety é um sistema de avaliação e certificação que visa promover a saúde e a segurança em diversos tipos de espaços, desde edifícios corporativos, clínicas, hospitais, restaurantes e até condomínios residenciais.
Desenvolvida como resposta à pandemia de COVID-19, essa certificação estabelece diretrizes rigorosas para a adaptação de espaços físicos e políticas operacionais, promovendo medidas que reduzem o risco de propagação de doenças. Suas estratégias foram adaptadas da certificação WELL Standard e estão relacionadas à higienização, redução da proliferação de organismos patogênicos e preparação para emergências.
O órgão responsável por administrar a certificação é o IWBI (International WELL Building Institute), enquanto a validação de terceira parte é feita pelo GBCI (Green Building Certification Inc.).
Cada categoria da Certificação WELL Health-Safety desempenha um papel fundamental na criação de ambientes mais seguros e saudáveis.