Logo-oficial-ene-consultores-usgbc

NBR 15.575

Consultoria para Desempenho Térmico

A edificação deve ser projetada e executada com características que atendam aos critérios de desempenho térmico da NBR 15575. A consultoria para atendimento ao requisito de desempenho da NBR 15575 integra o diagnóstico do projeto e a simulação computacional, além de uma análise de intervenções para atendimento ao desempenho.

A metodologia de avaliação do desempenho térmico na ENE Consultores leva em consideração os seguintes itens:

  • Localização do empreendimento: essencial para a caracterização climática e para definir a orientação solar do edifício.
  • Projeto arquitetônico: indispensável para a modelagem da edificação.
  • Caracterização da envoltória: sistema construtivo e acabamentos externos são determinantes para o desempenho térmico. A modelagem correta da envoltória permite entender o comportamento do edifício em relação à absorção e transmissão de calor para o interior dos ambientes.
  • Vidros: A especificação dos vidros influencia tanto o desempenho lumínico quanto o desempenho térmico. Desta forma, deve-se optar por um vidro com transmissão luminosa e fator solar que satisfaçam ambos.

Consultoria para Desempenho Acústico

São definidos na NBR 15575 as referências de níveis de som que proporcionam à edificação desempenho acústico mínimo e máximo. Deve ser analisado o som externo, assim como o som transmitido internamente pelo piso e estruturas internas.

O item de desempenho acústico estabelece critérios de níveis admissíveis para ruído AÉREO e de IMPACTO para quatro diferentes sistemas presentes nas Unidades Habitacionais (UHs), são estes:

  • Sistemas de Vedação Vertical Externa (SVVE): coberturas e fachadas devem ser analisadas conforme a classe de ruído do local da edificação.
  • Sistemas de Vedação Vertical Interna (SVVI): avaliação das paredes internas da edificação e a relação entre os ambientes das unidades habitacionais e as áreas comuns.
  • Sistemas de Piso: análise de ruído de impacto e ruído aéreo, considerando o sistema de piso especificado no projeto e as transmissões laterais.
 

A consultoria consiste na análise do projeto e definição das propostas de intervenções para melhorar o desempenho e atender à norma.

Consultoria para Desempenho Lumínico

A avaliação de desempenho lumínico da NBR 15575 tem como objetivo demonstrar o espalhamento da iluminação natural no interior da edificação.

O edifício deve proporcionar desempenho lumínico através de iluminação natural e artificial em níveis adequados. Para atendimento, a consultoria proporciona um diagnóstico de projeto e analisa possíveis mudanças para melhorar o desempenho, incluindo o desenvolvimento de simulação computacional.

A metodologia de avaliação do desempenho lumínico na ENE Consultores leva em consideração os seguintes itens:

  • Localização do empreendimento: essencial para a caracterização do céu e compreensão da relação do edifício com o entorno.
  • Projeto arquitetônico: indispensável para a modelagem da edificação.
    Acabamentos internos: influenciam diretamente na distribuição da iluminação devido à refletância. Ou seja, pode ajudar a refletir para o interior a luz que adentra pelas aberturas.
  • Acabamentos externos: podem influenciar na quantidade de luz que é direcionada para o interior da edificação, principalmente em se tratando de terraços.
  • Vidros: A especificação dos vidros pode ser determinante tanto a para a iluminação natural quanto para o desempenho térmico. Desta forma, deve-se optar por um vidro com transmissão luminosa e fator solar que satisfaçam ambos.

Consultoria e Coordenação Geral - Norma de Desempenho NBR 15.575

A ABNT NBR 15.575 tem como objetivo oferecer o mínimo de qualidade à edificação entregue aos usuários, preocupando-se com a expectativa de vida útil, o desempenho, a eficiência, a sustentabilidade e a manutenção destes edifícios.

A consultoria técnica para o atendimento completo à NBR15.575 consiste no desenvolvimento da análise de risco inicial, acompanhamento e orientações aos projetistas para garantir que as soluções técnicas dos projetos estejam coerentes com os requisitos.

Para a avaliação, esta norma estabelece níveis de desempenho para a edificação, separando a classificação em desempenho mínimo, intermediário e superior, sendo obrigatório o cumprimento do nível mínimo em todos os critérios.

A Norma de Desempenho da Edificação se resume a três objetivos principais: